Nascido por uma questão de necessidade ;)

Doce-ou-Travessura encravou nos comentários, até ele se recompôr e em vez de utilizar a cozinha, vou andando por aqui e, depois, logo se vê :)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Para conduzir é preciso ter carta, e em qualquer profissão é preciso estar sempre com disposição para uma actualização continuada em...

...conhecimentos e atitudes.
Mas para votar... não é preciso nada... nem saber o porquê da escolha.
Pode ser por uma questão estética... o candidato é bonitinho.
Pode ser pelas sondagens, há quem goste de saber que vai votar nos vencedores.
Pode pôr a cruzinha por inspiração do momento.
Pode ser... por ser do contra.
Pode ser porque... a vingança é um pratinho que se come frio.
Pode ser culpa do frio, do calor... do que lhe der na veneta, por capricho, loucura, mania, pancada ou o lhe der na telha.
Mas, como estamos numa Democracia, Todos podem fazer o que bem lhes apetecer, portanto, só me resta aceitar e aprender, mesmo se tiver o azar de estar inserida numa sociedade onde a maioria goste de sofrer. Como gosto de estar bem preparada para enfrentar qualquer desafio vou ter que aprender tudo, mas mesmo tudo.... sobre o prazer sublime da dor.
Se calhar, até vou ter que sair do país para encontrar o melhor Curso que me deixe bem preparada para os próximos 4 anitos, onde foi escolhido... um troiko mais troikiano que a própria troika ,)

12 comentários:

  1. Estás a ver porque é que eu deixei de acreditar em tudo há muitos, muitos anos???? Nesta postagem tens a resposta.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Para votar basta ser maior. Não estás a sugerir que só os espertos possam votar? Estou a brincar. Percebo. As pessoas não votam objectivamente. Mas se calhar a irracionalidade faz parte das pessoas. Por isso os países mais racionais, Alemanha, Países Nórdicos, estão a viver bem e os países do Sul, Portugal e a Arábia, estão como estão.

    ResponderEliminar
  3. L.O.L.

    Mas esta postagem está cheia de outras coisas ;)
    Se quiseres, podes ler o meu último comentário que deixei ao D.A. no post do... Começando pelas Abstenções...
    Entre o que há, temos que saber deslindar como evitar certas coisas... no mínimo, é como ir ao supermecado, não há a marca que gostas... tens que optar... e se mesmo assim não houver feijão de marca nenhuma, fazes sopa de grão lol já agora.... nunca esquecendo... o que é nacional é bom lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Daniel Antunes

    Então percebes onde estão os perigos da Democracia... ora aqui, os políticos falam muito blá-blá-blá mas quanto a um ensino que verdadeiramente ensine, cada um, a pensar com a sua cabeça e que não sejam recipientes vazios para enfiar lixo... aí parou... eles adoram ter um povinho que seja facilmente moldável e amante do... logo se vê.
    Nós temos que tentar ser mais espertos que eles... e como tu dizes, aplicar mais racionalidade no que até parece ser irracional.
    Mas num país onde o cúmulo da irracionalidade é ir atirar pedras antes ou depois de um jogo de futebol... vai ser difícil ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Sempre julguei que o BE pudesse vir a ser uma boa hipótese para representar os descontentes de Sócrates! Mas depois de verificar a sua demissão total das suas responsabilidades de representação que lhes eram impostas e de entregarem o futuro de Portugal nas mãos de outros, o que se poderia esperar, Isa ? ...
    Poderá este resultado ser surpresa para alguém ?...
    Haveria qualquer outra hipótese ?... Quem ?...
    Só me surpreende a passividade de um eleitorado (do BE) que perante uma atitude destas, pondo-se à margem das suas responsabilidades, ficasse de braços cruzados ou a aplaudir !
    Foi fundamentalmente este sector dos eleitores que preferiu que fosse a direita a conduzir os destinos do país !
    Não adianta agora chorar sobre o leite derramado ! ... e a futura legitimidade de Louçã ?... garantida por quem o apoiou nessas posições assumidas ? ...
    .

    ResponderEliminar
  6. Rui da Bica

    Vou deixar aqui, integalmente, um comentário que já deixei num post anterior ao D.A. e... espero que me perceba.
    Não há verdadeiras alternativas, mas neste momento só podemos equilibrar as forças, e desta vez o prato da balança desequilibrou.
    O papel dos Partidos de esquerda é muito importante, têm que lá estar, senão é o desvario completo do poder económico... alguém que lhes dê um pontapé nas canelas quando estiverem a abusar.
    Muito francamente eu não me importo que estejam lá todos, mas que nenhum fique com o queijo e a faca na mão... senão abusa... e dois é a mesma coisa... dividem o queijo ao meio e nós ficamos com as cascas ;)
    Quando vejo que algum vai ter a maioria, voto no oposto... eles só têm que velar pelo que for bom para o povo que os elege... não para eles próprios, familiares, amigos, Lobbies,... até terá de ser acima de qualquer ideologia... mas como são teimosos e se esquecem do que estão lá a fazer... só lucramos quando andam às turras... têm que aprender a negociar e a chegar a consensos.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Ele bem avisou que iria para lá da Troika!
    E nós iremos para lá da dor como quando passámos a Cabo Bojador! :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Rosa dos Ventos

    Este, desde o princípio que se descaíu e já andam alguns da cor a aproveitar para dizer que os portugueses sabiam e escolheram mas, o pior, é que a maioria nem ligou... vamos ouvir muitos dizer que... se soubessem...
    Tenho quase a certeza que a maioria votou sem saber muito bem quais as consequências futuras da sua escolha... só queriam mudar... para o quê... fica para pensar depois porque só vêem o problema imediato.
    Só vão gemer ai ai ai quando sentirem os calos apertados ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Como sabe, eu não confio na classe política.
    Sempre disse que o poder corrompe e sempre fui contra as maiorias absolutas e a permanência no poder para além do 1º mandato.
    É preciso não deixar "endeusar" nem dar plenos poderes !
    No 1º de Sócrates, foi nele que votei e não me arrependi durante 2 anos. Claro que no 2º nunca votaria nele, quer pelo que ele fez nos 2 últimos anos do 1º mandato, quer porque não queria que ele lá ficasse para alem dos 4 anos iniciais (o poder corrompe).

    Acho que deve existir uma boa oposição, mas sempre construtiva, porque estas coisas são “sérias” e não se deve "brincar" na política.
    Claro que todos os partidos legitimados pelo voto, sejam de direita ou esquerda terão que ser ouvidos e respeitados de acordo com o seu peso eleitoral e não porque são de direita ou de esquerda.
    Não deverá ser pelo facto de se ser de direita que as ideias devam ser mais aceites que se se for de esquerda, nem o inverso.
    De resto a Democracia é isso mesmo.

    Até aqui, julgo estarmos perfeitamente de acordo. :))

    Uma vez passado o período eleitoral não deverá haver obstrução pela obstrução, porque o país tem que ser governado, de acordo com a vontade da maioria dos portugueses e de acordo com os compromissos, bem ou mal assumidos pelos governos cessantes.
    Temos que ser um país civilizado e não do 3º mundo !

    Não concordo que o exercício responsável seja o andar às turras !
    Não vejo o que se possa ganhar com isso.
    As negociações e consensos deverão ter em conta os respectivos pesos eleitorais.
    É um facto que desta vez o prato desequilibrou, mas por culpa própria das “esquerdas” e digo no plural, porque o grande mal da nossa política é que até hoje, nunca houve uma preocupação de união (ou de grande coligação) à esquerda.
    Tenho dito muitas vezes que a esquerda não tem “vocação” de governo, porque apenas lhe interessa combater o poder legitimamente instituído, por simpatia pelas suas clientelas, mantendo a crença de que sempre tudo está mal, para manterem as clientelas descontentes. Isso é simpático para a captação de simpatias.

    Mantenho a afirmação anterior, que não perdoo o facto de as esquerdas se absterem e se demitirem de apresentarem aos senhores da Troyca as suas ideias e tentarem a sua compreensão pelos seus pontos de vista, já que os achavam os correctos e por isso do interesse dos portugueses.

    De resto, teria certa curiosidade em ver as suas reacções quando em fins de Maio, Junho ou Julho ninguém recebesse os seus ordenados ou reformas, por falta de dinheiro no país.

    Eles tinham obrigação de representar o sentir de todos aqueles que neles confiavam como seus representantes.
    Esta foi, quanto a mim, a grande falha destes partidos e a principal causa dos resultados que verificaram a nível eleitoral. Estes partidos mostraram-se irresponsáveis e incapazes de ter uma palavra “séria” a dizer a nível internacional e era disso exactamente que se tratava nestas eleições, após o descalabro a que Sócrates nos conduziu com as suas megalomanias e mentiras !

    Agora há que aguentar e cumprir, sob pena de, se assim não for, então sim, ficarmos completamente
    desgraçados.
    Chegou a hora de nos perguntarmos o que podemos fazer nós pelo nosso país em vez de esperar para ver o que os governantes podem fazer por nós !

    Desculpe alongar-me tanto, mas foi apenas porque mo pediu, mas prometo não voltar a fazê-lo. :))

    Bj
    .

    ResponderEliminar
  10. Rui da Bica

    Pode sempre alongar-se...:)

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Se souberes onde se pode fazer uma formação dessas avisa que eu também me inscrevo!! Como já afirmei no meu poemita em inglês, votei em branco, por não me rever em qualquer proposta. Era incapaz de me abster... mas sinceramente, nunca pensei na minha vida, alguma vez votar em branco, mas foi em consciência a única coisa que coerente que pude fazer. E agora, resta esperar para ver... Beijito para a granny (vai ser granny, grandma ou avó ?)do Dinis

    ResponderEliminar