Nascido por uma questão de necessidade ;)

Doce-ou-Travessura encravou nos comentários, até ele se recompôr e em vez de utilizar a cozinha, vou andando por aqui e, depois, logo se vê :)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Hoje... vai uma lembrança da minha infância... Olá Fresquinho! É Frutó Chocolate! ;)

Quando a Olá fez 50 anos em 2009, novamente reavivaram um pregão que fazia as minhas delícias em pequena... isto... se eu conseguisse convencer a minha mãe a desembolsar uns trocos desde a altura que o ouvia até ao momento da sua passagem bem pertinho, era uma espécie de contra-relógio ;) ... nem sempre tinha a sorte de vencer a competição ;)
Uma coisa é certa, a qualidade conta mas boas recordações... nem a Häagen-Dazs consegue vencer... mas, se calhar, pelo andar da carruagem, quem vai conseguir derrotar o sonho vai ser uma qualquer marca branca ;)

25 comentários:

  1. Também me lembro.

    Salivávamos logo que o ouvíamos.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. acácia rubra

    Mesmo que não desse para comer o gelado, a saliva sempre dava para refrescar lol
    Confesso... só de ouvir... ainda salivo lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Gostei dessa da salivação só com o pregão, rrssss...
    acho que também eu!! :))))

    ResponderEliminar
  4. Eva Gonçalves

    Já somos três a salivar lol... daqui a nada vou ter que sair... tenho cá um pressentimento que, esta tarde, ainda vou lanchar um corneto ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Isa,
    Quatro, pelo menos... E na minha terra, para além da Olá havia o carro da GELVI a percorrer as ruas e passadeiras na praia...
    E ainda havia uma gelataria famosa que entretanto fechou (vá-se lá saber porquê...) chamava-se Suécia. Esses eram para os dias muito especiais.
    Resumindo muita saliva e pouco gelado ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Iva,
    Ou uma marca branca ou um pirolito (também era fresquinho mas muito mais baratinho).
    Salivo...:))))))))))
    beijo

    ResponderEliminar
  7. Isa
    Eu ainda sou do tempo do Rajá. Aliás a Rajá foi comprada precisamente pela Olá para lançar os a marca com base numa estrura já existente. O prestígio da Rajá era de tal forma que mais tarde a Olá teve que relançar um gelado Rajá.
    Já agora. Em determinada altura havia 5 marcas que actuavam em Portugal a nivel Nacional. Olá, Motta, Avidesa, Menorquina (esta com pouca expressão ni "impulse" e Camy (da Nestlé).
    A olá (e não pela qualidade (digo eu) sempre liderou o mercado Nacional. O gigante Nestlé para tentar alterar a situação, comprou a Avidesa e a Motta (a nivel Ibérico) para ganhar quota de mercado. Falhou e a marca Nestlé em gelados mal se vê. O grandes tambem falham.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. E o cornetto de chocolate continua a ser o meu gelado de sempre... e e' verdade quem gosta, gosta sempre
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Isa:
    Porque será que tudo naquela altura tinha outro sabor?
    Talvez porque nem tudo era fácil de conseguir ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, ISA

    Peso emocional das nossas recordações de infância é maior quando é comparado com a ideia -- Exemplo Häagen-Dazs -- de gelado chegado ao nosso mercado muito recentemente.

    O que era necessário insistir com os nossos pais para receber um gelado não tem comparação com a facilidade com que se come um gelado actualmente.

    Até o contexto pesa.
    Um gelado era indissociável do calor.
    Agora, pela oferta das geladarias nos centros comerciais, podemos comer gelados o ano inteiro.

    As redes de frio ajudaram e de que maneira.
    Os hábitos alimentares também.

    A primeira vez que comi um gelado de cone com um sabor, tinha eu 5 anos,e lembro-me perfeitamente do comentário (Até aí só tinha experimentado cubos de gelo de groselha, calcula):
    Isto é muito bom. É pena estar tão frio!

    Sugestão:
    Quando passeares por Cascais não deixes de ir ao Santini.
    Lá os gelados são de comer e morrer por mais. Digo que não tenho um cêntimo de acções da marca.

    Para finalizar -- O gelado que tenho na mão esquerda ameaça derreter e ensopar o teclado -- um gelado é indissociável do calor e da algidez.
    Talvez por isso, em Itália, a Olá seja a Algido.

    Arriverdetci, Isa

    ResponderEliminar
  11. Era a minha marca preferida mas hoje passo...
    e não é pela dieta :)
    é que "ando à rasca" da garganta.
    :(

    ResponderEliminar
  12. Olha a Bola de Berlim... serve? :)))

    ResponderEliminar
  13. Olá foi a marca mais oportunista que eu não deixo de citar, sempre ao chegar...

    ResponderEliminar
  14. Tio do Algarve

    Essa dos dias especiais... ir à praia e comer um gelado era mesmo subir ao Paraíso, aliás, nessa altura seria como hoje ganhar o euromilhões lol
    A primeira gelataria onde entrei foi na dos Restauradores, A Veneziana... prémio por ter passado no exame da 3ªclasse com 20 valores, naquela altura até para comer um gelado era preciso comprovar o merecimento... tempos antigos... hoje até nos exames para se ser magistrado... basta copiar ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Bacouca

    Agora é mais fino ser uma 7 Up, já não há pirolitos, pelo menos aqui em Lisboa... por aqui só há gente que quer avariar a minha caixa dos pirolitos ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. folha seca

    Ainda conheci a marca Rajá... mas como eu digo no post, suponho que não basta a qualidade, a nossa memória também escolhe. Não sei qual será o futuro da Olá, os miúdos de hoje tanto lhes faz, porque comer um gelado já não é um grande acontecimento, calculo que quando tiverem a minha idade... vai depender mais do marketing do que da parte afectiva.
    Quanto à Nestlé, não sei se alguém reparou que há certos códigos de barras a começar por 560... produtos fabricados cá e outros que indicam que o produto é fabricado fora... e aí o meu garoto já está ensinadinho e até tem sorte, o Chocapic começa por 560... ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  17. na america profunda

    Quanto aos cornetos, só tenho pena terem acabado com os grandes... os pequeninos sabem a pouco ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  18. Fê-blue bird

    Tinham outro sabor por dois motivos, o primeiro será por causa da idade, o nosso paladar fica menos afinadinho e o 2º é, precisamente pelo que tu dizes, qualquer coisa boa... não caía do céu aos trambolhões ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  19. JPD

    Tudo era difícil, e entre eles poderem dar e nós merecermos... era um longo caminho. Por isso saborear é muito diferente de, simplesmente, engolir ;)
    Tens razão, a associação com o calor era importante, agora é uma coisa banal.O mesmo se passa com as frutas, se no Natal houvesse abacaxi na salada de frutas era mesmo uma festa... a fruta era sempre a da época. As bebidas, uma gasosa era uma festa, um sumol era quase um milagre e uma laranjina C de garrafa redondinha... até os olhos deliravam lol
    Quando penso no esforço que era preciso para conseguir alguma coisa... até ir ao Campo Grande para andar 15 minutos de bicicleta... hoje compra-se logo a bicicleta ;)
    Só tive direito a ter uma bicicleta, aos 16 anos, nas férias antes de entrar para a Universidade e aí, os meus pais tramaram-se tive de fazer o Serviço Cívico (criado após o 25 de Abril e que se transformou no 12ºano)e só entrei um ano depois.
    Antes do teu geladinho derreter no teclado, à tarde já tinha saboreado um cornetozinho ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  20. Rui Pascoal

    E que tal gargarejar com chá de tomilho bem forte?
    Quando é logo no princípio, água salgada ou o chá que também serve para as constipações, resulta ;)
    As melhoras
    Bjos

    ResponderEliminar
  21. luisa

    Pelos vistos, eu e o folha seca também nos lembramos do Rajá ;)sinal de antiguidade lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  22. Matilde

    Essa das bolas é mais recente... gelado, batatas fritas, línguas da sogra e levar de casa o pic-nic, era mais da minha época :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  23. Rogerio Pereira

    Que posso dizer, nasci com a televisão pública e agora vai ser privatizada... a Olá marcou-me mais que a Rajá... os tempos são implacáveis... qualquer dia até beber um copo de água, da torneira, vai ter que se lhe diga...tudo ficará bem pior do que nos tempos da oportunista Olá. ;)

    Bjos

    ResponderEliminar
  24. Isa,
    Também me lembro da Rajá e de sairem uns bonecos de plástico...E lembro-me de uma ano deixar de haver e passar quase tudo a Olá. A Gelvi ainda continua, felizmente.
    Que boa lembrança! Pensar que um corneto custa 300 escudos dos antigos é ver onde chegámos
    Bjs

    ResponderEliminar